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segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
A educação ambiental
08:32 |
Administrador
concursonet
PROJETO
ENSINO/PESQUISA
Alunos graduando em geografia licenciatura - UFS: Adeilton dos Santos, André Santos Vasconcelos,Raimundo dos Santos
TEMÁTICA
A educação ambiental, tendo como ênfase os resíduos domésticos
JUSTIFICATIVA
O presente trabalho encaminha-se na justificativa de formar cidadãos capazes de minimizarem os problemas ambientais na sua comunidade, levando-se em consideração as atitudes individuais que mobilizem a coletividade no processo da conscientização do meio ambiente.
De acordo com Scarlato e Pontin (1992), tanto pela alta densidade de ocupação quanto pela sofisticação de seus hábitos, as modernas populações produzem dejetos em tal quantidade que torna impossível para os sistemas naturais decompor esses “refugos da civilização” na velocidade necessária a torná-los inócuos e assim não comprometê-los. Como resultado, tais resíduos acabam tornando os reservatórios naturais impróprios. Provavelmente, é o lixo um dos maiores responsáveis pela poluição ambiental; talvez seja a principal gênese da poluição ambiental.
Junto com a população, cresceu também o problema de como destinar o lixo produzido pelas cidades. Para os países do Terceiro Mundo, o problema é ainda mais grave: neles além do crescimento populacional ser mais acelerado do que nas nações do Primeiro Mundo, a população tende a concentra-se nas regiões metropolitanas. “Amontoados” nas cidades, os pobres contribuem para a produção do lixo e são obrigados a conviver com eles.
Na verdade, se todos tivessem uma consciência de que os produtos consumidos nos mercados (supermercados, lojas, restaurantes e etc..), os seus resíduos sejam eles orgânicos ou inorgânicos podem ser reaproveitados ou reutilizados na preparação de adubos (no caso os orgânicos) e as embalagem (dos inorgânicos), podem ser reciclados pelas indústrias para uma nova produção com menor volume de matéria prima.
Acreditamos que o lixo é um problema de todos, ou seja, tanto os ricos como os pobres, são responsáveis pelos resíduos domésticos e pelo seu manuseio no processo de seleção. O Poder Público não se isenta da mesma responsabilidade, aliás, deve ser o primeiro a promover campanhas educativas (orientação das empresas terceirizadas na coleta, seleção e destino dos diversos tipos de resíduos), como também, a instalação de coletoras seletivas nos bairros suficientes para atender a população, placas de orientação ambiental e fiscalização eficiente em todo processo.
OBJETIVO GERAL
Propor uma nova mentalidade na comunidade do bairro onde está localizada a escola, a respeito de práticas ecologicamente corretas no seu espaço cotidiano, tendo como ponto de partida a ação individual que resulte na coletividade.
OBJETIVO ESPECÍFICO
* Despertar o interesse dos alunos sobre a problemática ambiental, levando-os a uma conscientização da necessidade de se ter práticas que contribua para reduzir os impactos ambientais.
* Promover uma educação básica no que diz respeito ao manuseio dos resíduos domésticos.
* Elaborar uma cartilha educativa visando orientar alunos e comunidade sobre as conseqüências do lixo e das possibilidades de minimizar seus impactos.
METODOLOGIA
• Os alunos farão uma leitura de um texto educativo sobre o meio ambiente, seguida da explicação do professor.
• O professor agendará com os alunos uma observação no próprio bairro da escola, sobre as práticas que tem a comunidade em relação aos cuidados com os resíduos domésticos. Alguns problemas serão identificados pelo professor para instigar a curiosidade dos alunos tais como: esgotos entupidos, lixeiras em terrenos baldios, animais peçonhento dentre outros.
• No final da exposição do tema o professor solicitará uma atividade, onde cada aluno fará uma observação individual do trajeto de sua casa à escola, relatando os principais problemas ambientais.
• Elaboração em sala de aula de uma cartilha educativa com base nas atividades realizadas pelo professor e alunos, visando uma maior conscientização da comunidade a respeito dos problemas encontrados.
• A cartilha produzida na sala de aula, será distribuição tanto na própria escola como também na comunidade pelos alunos e professor.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
1ª Aula Fornecimento de textos educativo sobre a temática aos alunos para leitura individual, com sugestões de consultas em sites oficiais do governo orientado (a) pelo (a) professor (a).
2ª Aula Discussão em sala de aula a partir da leitura dos alunos, com elucidação de possíveis dúvidas. E orientação para realizar uma pesquisa no bairro da escola (professor – alunos) sobre os possíveis problemas ambientais da comunidade.
3ª Aula Aula de campo (professor e alunos) no bairro da escola em busca de práticas que desencadeiam problemas ambientais na comunidade.
4ª Aula Exposição no mural da escola dos resultados percebidos pelos alunos e das fotografias registradas pelo professor.
5ª Aula Observação e descrição individual dos alunos no trajeto casa – escola, identificando os problemas ambientais.
6ª Aula O professor instigaria os alunos a fazer uma relação das possíveis similaridades entre a comunidade onde se situa a escola e os trajetos percorridos pelos alunos.
7ª Aula A partir dos resultados obtidos entre a pesquisa feita na comunidade e observações individuais dos alunos, culminaria na construção de uma cartilha educativa para conscientização da comunidade a respeito das melhores práticas ambientais de preservação e conservação do meio ambiente
8ª Aula
Distribuição das cartilhas pelos alunos e professor, na escola e na comunidade.
RECURSOS
• Papel
• Máquina fotográfica
• Caneta
RESULTADOS.
Espera-se a participação dos alunos e a compreensão dos atos de cidadania coletivos, apresentando um instrumento de divulgação pública: A Cartilha.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SCARLATO, Francisco Capuano. Do nicho ao lixo: ambiente, sociedade e educação/ Francisco Capuano Scarlato, Joel Arnaldo Pontin; consultoria Sérgio de Almeida Rodrigues.- São Paulo: Atual 1992;
<http:// WWW.GOOGLE.COM/CIME> acessado em 17 de dezembro de
OBJETIVO GERAL
Propor uma nova mentalidade na comunidade do bairro onde está localizada a escola, a respeito de práticas ecologicamente corretas no seu espaço cotidiano, tendo como ponto de partida a ação individual que resulte na coletividade.
OBJETIVO ESPECÍFICO
* Despertar o interesse dos alunos sobre a problemática ambiental, levando-os a uma conscientização da necessidade de se ter práticas que contribua para reduzir os impactos ambientais.
* Promover uma educação básica no que diz respeito ao manuseio dos resíduos domésticos.
* Elaborar uma cartilha educativa visando orientar alunos e comunidade sobre as conseqüências do lixo e das possibilidades de minimizar seus impactos.
METODOLOGIA
• Os alunos farão uma leitura de um texto educativo sobre o meio ambiente, seguida da explicação do professor.
• O professor agendará com os alunos uma observação no próprio bairro da escola, sobre as práticas que tem a comunidade em relação aos cuidados com os resíduos domésticos. Alguns problemas serão identificados pelo professor para instigar a curiosidade dos alunos tais como: esgotos entupidos, lixeiras em terrenos baldios, animais peçonhento dentre outros.
• No final da exposição do tema o professor solicitará uma atividade, onde cada aluno fará uma observação individual do trajeto de sua casa à escola, relatando os principais problemas ambientais.
• Elaboração em sala de aula de uma cartilha educativa com base nas atividades realizadas pelo professor e alunos, visando uma maior conscientização da comunidade a respeito dos problemas encontrados.
• A cartilha produzida na sala de aula, será distribuição tanto na própria escola como também na comunidade pelos alunos e professor.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
1ª Aula Fornecimento de textos educativo sobre a temática aos alunos para leitura individual, com sugestões de consultas em sites oficiais do governo orientado (a) pelo (a) professor (a).
2ª Aula Discussão em sala de aula a partir da leitura dos alunos, com elucidação de possíveis dúvidas. E orientação para realizar uma pesquisa no bairro da escola (professor – alunos) sobre os possíveis problemas ambientais da comunidade.
3ª Aula Aula de campo (professor e alunos) no bairro da escola em busca de práticas que desencadeiam problemas ambientais na comunidade.
4ª Aula Exposição no mural da escola dos resultados percebidos pelos alunos e das fotografias registradas pelo professor.
5ª Aula Observação e descrição individual dos alunos no trajeto casa – escola, identificando os problemas ambientais.
6ª Aula O professor instigaria os alunos a fazer uma relação das possíveis similaridades entre a comunidade onde se situa a escola e os trajetos percorridos pelos alunos.
7ª Aula A partir dos resultados obtidos entre a pesquisa feita na comunidade e observações individuais dos alunos, culminaria na construção de uma cartilha educativa para conscientização da comunidade a respeito das melhores práticas ambientais de preservação e conservação do meio ambiente
8ª Aula
Distribuição das cartilhas pelos alunos e professor, na escola e na comunidade.
RECURSOS
• Papel
• Máquina fotográfica
• Caneta
RESULTADOS.
Espera-se a participação dos alunos e a compreensão dos atos de cidadania coletivos, apresentando um instrumento de divulgação pública: A Cartilha.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SCARLATO, Francisco Capuano. Do nicho ao lixo: ambiente, sociedade e educação/ Francisco Capuano Scarlato, Joel Arnaldo Pontin; consultoria Sérgio de Almeida Rodrigues.- São Paulo: Atual 1992;
<http:// WWW.GOOGLE.COM/CIME> acessado em 17 de dezembro de
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