quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

PROJETO DE PESQUISA


Presença de escola estrangeira na cidade de Aracaju.

 Alunos graduando em geografia licenciatura - UFS:   João Carlos Poerschke
                              Maria Jeane Ferreira
                                  Adeilton dos Santos


1 – Projeto de pesquisa

Pesquisa, fundamentada numa perspectiva de análise contextual à presença de escolas estrangeiras na cidade de Aracaju.

1.1    Resumo

•    Em nossa pesquisa encontramos a partir de 1945 somente uma escola, que atua ainda hoje sob o nome de colégio americano batista e que se instalou em Aracaju em 1951 sob o nome de educandário americano batista.
•    Sua origem é Americana
•    Sua ideologia está pautada no modelo Mackenzie de ensino/aprendizagem
•    A escola iniciou na atividade infantil e hoje em dia possui turmas até o ensino médio.
•    Devido à escola pertencer a uma igreja sua atividade escolar está vinculado à dignidade humana e uma educação voltada a Deus.

2.0 Introdução

A presente pesquisa está baseada na investigação sobre a existência de escolas estrangeiras em nosso território e mais precisamente em Aracaju, qual sua metodologia de ensino, seus objetivos, a transferência de cultura para as crianças matriculadas, motivo pelo qual precisamos estar atentos para que as grandes nações não coloquem em nossas crianças seus modelos culturais, econômicos e políticos, de forma nossa população perca sua raiz cultural e passe para a deles ficando assim mais fácil suas imposições.

2.1 – Objetivo Geral

Saber quais as escolas oriundas dos países centrais que se instalaram na cidade de  Aracaju a partir do ano de 1945 aos dias atuais.

2.2 – Objetivo Específico

Analisar a possível existência de influência cultural estrangeira no modelo de ensino ofertado e na metodologia.

2.3 – Justificativa

Com vista às escolas estrangeiras iniciamos a nossa pesquisa sobre os projetos e ideais que norteiam suas formas de ensino, e se a cultura oriunda desses países influenciou a nossa.

3.0 Revisão de Literatura

Existem dois modelos aplicados nessa escola: O Positivista e o Mackenzie
O modelo positivista dos quais passaremos alguns pressupostos básicos, segue a epistemologia do mundo objetivo, ou seja, o mundo existe independentemente do sujeito e o investigador deve ser o mais neutro possível para não interferir na realidade, o mundo social é considerado igual ao mundo físico.

A metodologia é de cariz quantitativo e baseia-se no método dedutivo. Os métodos de investigação próprios das ciências físicas são adaptados aos das ciências sociais;     no que diz respeito à prática do ensino do Colégio em questão tanto o modelo, quanto a metodologia não trabalham no sentido de alterar a cultura local, o que se apresenta são ensino/aprendizagem avançados que buscam o melhoramento do aluno na perspectiva do sucesso dentro do sistema educacional.

O modelo Mackenzie trata de um apostilado produzido para cada série pela editora Mackenzie e que é utilizado pelo Colégio Americano Batista como um dos materiais didáticos obrigatórios, a depender ano série do aluno. Este material segue rigorosamente as orientações do MEC. Os demais eventos idealizados pelo colégio são de caráter social e esportivo, não trazendo “danos” a cultura local, porém por tratar de uma única escola em meio a tantas outras.

3.1 Gráfico Estatístico

Os modelos culturais desta escola vinda dos Estados Unidos influenciam nos seus?    O modelo Mackenzie de ensino que é da igreja presbiteriana modifica seus hábitos pessoais?

    O fato de esta escola pertencer a uma congregação Batista pode levá-lo a seguir esta religião?

    Faz diferença para você esta escola (1) ou uma cem por cento brasileira (2)?     A integração entre família escola e aluno proporciona ao aluno maior segurança e foco na aprendizagem?    Você está nesta escola por sua opção (1), proximidade
 ( 2 ) ou de seus pais? ( 3 )

20% sim     10% sim     30% sim     20% (1)     90% sim     70% (3)
70% não    60% não     70% não     60% (2)     10% não     20% (2)
10% n op.     30% n s r         20% n s r         10% (1)
Dados retirados da pesquisa de campo.

4.0 – Metodologia

4.1 Tipo de pesquisa
•    É uma pesquisa explicativa
•    De campo 

4.2 Amostra

•    A escola será pesquisada
•    Os alunos serão pesquisados em grupos de 10/1

4.3 Instrumentos

•    Entrevista através de questionário.
•    O questionário contará com 6 perguntas

4.4 Questionário

•    Perguntas:
•    Os modelos culturais desta escola vinda dos Estados Unidos influenciam nos seus?
•    O modelo Mackenzie de ensino pode diferenciá-lo em que sentido?
•    O fato de esta escola pertencer a uma congregação Batista pode levá-lo a mudar de religião?
•    Faz diferença para você esta escola ou uma cem por cento brasileira?
•    A escola trabalha somente o aluno ou trabalha também a família do aluno?
•    Você está nesta escola por sua opção ou de seus pais?

4.5 Tratamentos dos dados

•    A coleta dos dados será feita através do questionário.
•    Utilização de métodos estatísticos
•    Cruzamento dos dados

5.0 Cronograma

•    Para a pesquisa bibliográfica serão necessário 2 aulas
•    Para a pesquisa de campo serão necessário 4aulas
•    Para o desfecho do trabalho serão necessário 2 aulas
•    Totalizando 8 aulas a serem utilizados para o trabalho total


6.0 Bibliografia

•    Uso de internet através dos sites:
•    http://www.positivo.com.br
•    http://www.Mackenzie.com.br
•    http://colegioamericanobatista.com.br

0 comentários:

Add aos Favoritos

Adicione aos Favoritos Adicione aos Favoritos

About Me