Blog Archive
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
PROJETO DE PESQUISA
06:54 |
Administrador
concursonet
Presença de escola estrangeira na cidade de Aracaju.
Alunos graduando em geografia licenciatura - UFS: João Carlos Poerschke
Maria Jeane Ferreira
Adeilton dos Santos
Maria Jeane Ferreira
Adeilton dos Santos
1 – Projeto de pesquisa
Pesquisa, fundamentada numa perspectiva de análise contextual à presença de escolas estrangeiras na cidade de Aracaju.
1.1 Resumo
• Em nossa pesquisa encontramos a partir de 1945 somente uma escola, que atua ainda hoje sob o nome de colégio americano batista e que se instalou em Aracaju em 1951 sob o nome de educandário americano batista.
• Sua origem é Americana
• Sua ideologia está pautada no modelo Mackenzie de ensino/aprendizagem
• A escola iniciou na atividade infantil e hoje em dia possui turmas até o ensino médio.
• Devido à escola pertencer a uma igreja sua atividade escolar está vinculado à dignidade humana e uma educação voltada a Deus.
2.0 Introdução
A presente pesquisa está baseada na investigação sobre a existência de escolas estrangeiras em nosso território e mais precisamente em Aracaju, qual sua metodologia de ensino, seus objetivos, a transferência de cultura para as crianças matriculadas, motivo pelo qual precisamos estar atentos para que as grandes nações não coloquem em nossas crianças seus modelos culturais, econômicos e políticos, de forma nossa população perca sua raiz cultural e passe para a deles ficando assim mais fácil suas imposições.
2.1 – Objetivo Geral
Saber quais as escolas oriundas dos países centrais que se instalaram na cidade de Aracaju a partir do ano de 1945 aos dias atuais.
2.2 – Objetivo Específico
Analisar a possível existência de influência cultural estrangeira no modelo de ensino ofertado e na metodologia.
2.3 – Justificativa
Com vista às escolas estrangeiras iniciamos a nossa pesquisa sobre os projetos e ideais que norteiam suas formas de ensino, e se a cultura oriunda desses países influenciou a nossa.
3.0 Revisão de Literatura
Existem dois modelos aplicados nessa escola: O Positivista e o Mackenzie
O modelo positivista dos quais passaremos alguns pressupostos básicos, segue a epistemologia do mundo objetivo, ou seja, o mundo existe independentemente do sujeito e o investigador deve ser o mais neutro possível para não interferir na realidade, o mundo social é considerado igual ao mundo físico.
O modelo positivista dos quais passaremos alguns pressupostos básicos, segue a epistemologia do mundo objetivo, ou seja, o mundo existe independentemente do sujeito e o investigador deve ser o mais neutro possível para não interferir na realidade, o mundo social é considerado igual ao mundo físico.
A metodologia é de cariz quantitativo e baseia-se no método dedutivo. Os métodos de investigação próprios das ciências físicas são adaptados aos das ciências sociais; no que diz respeito à prática do ensino do Colégio em questão tanto o modelo, quanto a metodologia não trabalham no sentido de alterar a cultura local, o que se apresenta são ensino/aprendizagem avançados que buscam o melhoramento do aluno na perspectiva do sucesso dentro do sistema educacional.
O modelo Mackenzie trata de um apostilado produzido para cada série pela editora Mackenzie e que é utilizado pelo Colégio Americano Batista como um dos materiais didáticos obrigatórios, a depender ano série do aluno. Este material segue rigorosamente as orientações do MEC. Os demais eventos idealizados pelo colégio são de caráter social e esportivo, não trazendo “danos” a cultura local, porém por tratar de uma única escola em meio a tantas outras.
3.1 Gráfico Estatístico
Os modelos culturais desta escola vinda dos Estados Unidos influenciam nos seus? O modelo Mackenzie de ensino que é da igreja presbiteriana modifica seus hábitos pessoais?
O fato de esta escola pertencer a uma congregação Batista pode levá-lo a seguir esta religião?
Faz diferença para você esta escola (1) ou uma cem por cento brasileira (2)? A integração entre família escola e aluno proporciona ao aluno maior segurança e foco na aprendizagem? Você está nesta escola por sua opção (1), proximidade
20% sim 10% sim 30% sim 20% (1) 90% sim 70% (3)
70% não 60% não 70% não 60% (2) 10% não 20% (2)
10% n op. 30% n s r 20% n s r 10% (1)
Dados retirados da pesquisa de campo.
4.0 – Metodologia
4.1 Tipo de pesquisa
• É uma pesquisa explicativa
• De campo
4.2 Amostra
• A escola será pesquisada
• Os alunos serão pesquisados em grupos de 10/1
4.3 Instrumentos
• Entrevista através de questionário.
• O questionário contará com 6 perguntas
4.4 Questionário
• Perguntas:
• Os modelos culturais desta escola vinda dos Estados Unidos influenciam nos seus?
• O modelo Mackenzie de ensino pode diferenciá-lo em que sentido?
• O fato de esta escola pertencer a uma congregação Batista pode levá-lo a mudar de religião?
• Faz diferença para você esta escola ou uma cem por cento brasileira?
• A escola trabalha somente o aluno ou trabalha também a família do aluno?
• Você está nesta escola por sua opção ou de seus pais?
4.5 Tratamentos dos dados
• A coleta dos dados será feita através do questionário.
• Utilização de métodos estatísticos
• Cruzamento dos dados
5.0 Cronograma
• Para a pesquisa bibliográfica serão necessário 2 aulas
• Para a pesquisa de campo serão necessário 4aulas
• Para o desfecho do trabalho serão necessário 2 aulas
• Totalizando 8 aulas a serem utilizados para o trabalho total
6.0 Bibliografia
• Uso de internet através dos sites:
• http://www.positivo.com.br
• http://www.Mackenzie.com.br
• http://colegioamericanobatista.com.br
Etiquetas:
Projetos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário